Como se adaptar ao Aparelho Ortodôntico?

A boca é uma região muito sensível e, por isso, quando colocamos o aparelho ortodôntico, aquelas pecinhas coladas nos dentes podem até fazer você ter a sensação de estar com a boca grande. Mas acredite … é só sensação! É possível que você se sinta estranho nos primeiros dois dias, mas eu já usei aparelho e posso garantir que a experiência é mais fácil do que parece. Os aparelhos modernos têm peças menores que os antigos e também mais arredondadas, diminuindo muito o desconforto.

Para que sua adaptação aconteça mais facilmente eu vou dar algumas dicas!

  • A primeira dica é a cera ortodôntica. Eu sempre entrego uma barrinha desta cera para os meus pacientes para que ela possa ajudar em alguns momentos. Se, por algum motivo, o seu aparelho começar a machucar a parte interna da sua boca, você deve pegar uma bolinha desta cera e grudar no local que está machucando. Com isso a parte do aparelho que está incomodando vai ficar coberta por esta cera macia até que você se acostume com os braquetes… Essa cera é muito importante no período de adaptação!
  • Se você tem uma vida corrida e algumas vezes precisa se alimentar fora de casa, leve sempre com você sua escova e pasta de dentes. Toda vez que se alimentar, lembre-se de escovar os dentes.

Tenha o cuidado de escovar os dentes em regiões, separadamente. Primeiro você deve escovar a parte superior entre os braquetes e a gengiva num movimento como se estivesse “varrendo os alimentos” de cima para baixo (na arcada superior) e de baixo para cima (na arcada inferior). Depois você deve colocar a escova de dentes inclinada, de forma que ela entre no espaço entre o fio ortodôntico e os dentes, e depois você deve escovar as extremidades dos dentes, para que tudo fique completamente limpinho. Lembre-se de escovar a parte interna dos dentes, a parte oclusal dos dentes de trás, e também a língua.

Existem escovas interdentais que podem ser usadas para complementar a escovação entre os braquetes, fios ortodônticos e dentes.

O uso do fio dental é muito importante!  Para facilitar o uso do fio dental, use a agulha passa fio, ou fios especiais como o Super Floss da Oral B.

  • Eu sempre digo aos meus pacientes que quando usamos aparelhos ortodônticos, podemos comer quase tudo, porém com alguns cuidados! Evite colocar na boca alimentos com caroço, como azeitona, siriguela, e também partes muito duras que não são feitas para mastigar, como osso de galinha, pata de caranguejo e palitos de sorvete. Tenha cuidado para não morder bombons muito duros como Halls, ou pirulitos, pois isto poderá quebrar seu aparelho, podendo inclusive machucar você!

Abaixo você verá um passo a passo de limpeza do aparelho:

 

Como limnpar Aparelho Ortodontico - Passo 1

Passo 1 – Varrer os braquetes de cima para baixo

 

Como limnpar Aparelho Ortodontico - Passo 2

Passo 2 – Varrer os braquetes de baixo para cima

 

Como limnpar Aparelho Ortodontico - Passo 5

Passo 3 – Limpar de forma inclinada

 

Como limnpar Aparelho Ortodontico - Passo 4

Passo 4 – Limpar parte interna dos Dentes

 

Como limnpar Aparelho Ortodontico - Passo 6

Passo 5 – Utilize o fio dental com o passa fio

 

Utilizamos técnicas e aparelhos modernos para que o seu tratamento aconteça de forma rápida e praticamente sem dor. A sua colaboração é muito importante para que possamos otimizar os resultados. Sempre que quebrar alguma pecinha do seu aparelho, entre em contato conosco!

Luciana Lara
Luciana Lara
A Dra. Luciana Lara é Cirurgiã Dentista com mais de 20 anos de experiência clínica em ortodontia com consultórios em Fortaleza e Itapipoca. Formou-se em odontologia em 1996 pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO ( UNESP – ARARAQUARA ) e a partir desta data dedicou-se ao trabalho e estudos exclusivamente na área de Ortodontia. Fez cursos de pós- graduação em Diagnóstico em Ortodontia Avançada PROFIS – USP – Bauru, curso Avançado de Straight Wire – PROFIS – USP – Bauru.
Related Posts
})
📞 FORTALEZA (85) 3268 2981 / WhatsApp (85) 9 8701 4742 | 📞 ITAPIPOCA (88) 3631-0771 / WhatsApp (88) 9 9257 1600 | 📞 PARACURU (85) 3268 2981
Hello. Add your message here.